Primeiro de tudo, torça pra nascer branco. Um indivíduo aceito pela sociedade é branco. Já é uma boa parte de caminho andado. Torça também pra nascer em uma família que tenha condições de lhe proporcionar uma educação e saúde de qualidade, porque essas não são garantidas por nada além de dinheiro. Afinal de contas, o dinheiro é o único deus com influência absoluta nesse mundo. Se você nasceu em uma família assim, é importante que entenda que os que não nasceram nem sempre podem chegar no mesmo lugar que você. Na verdade, na maioria das vezes não podem. Nem tudo é esforço. Portanto, se alguém não conseguir, não é porque a pessoa é preguiçosa. A meritocracia só seria legitima caso todos tivessem as mesmas oportunidades. E muitas vezes, essas oportunidades determinam até mesmo as pessoas que vão compreender o significado de palavras como meritocracia. Pense nisso. Você deve estar surpreso por saber que algumas coisas dependem de sorte, mas justamente por isso eu comecei esse texto falando sobre elas. Porque sem essas primeiras coisas boa parte do resto se torna impraticável.
Agora você precisa se tornar um bom filho. Então, antes de tudo, obedeça cegamente aos seus pais e todos os que estiverem acima de você em uma hierarquia. Tudo, exatamente tudo o que eles disserem ou quiserem que você faça é o melhor pra você. É tudo pelo seu bem. Você não pode questionar, indivíduos perfeitos não questionam. Não pode filtrar, apenas absorver. Não vou lhe dizer pra seguir a religião da família caso ela tradicionalmente tenha uma porque provavelmente você vai sofrer uma lavagem cerebral desde bem pequeno e vai acabar apenas aderindo a religião "naturalmente" antes mesmo de ter capacidade de gerar uma opinião sobre o assunto ou parar pra se perguntar se você tem mesmo fé em alguma coisa. E se tem, no quê. Se não for o caso, tenha uma, de preferência cristã. Ateus não são bem aceitos. E as religiões afro-brasileiras também não. Talvez eles as associem a toda essa preguiça que só pode ser curada com a tal meritocracia, não sei ao certo. A proximidade com uma religião por si só já é um sinal de bondade e de honestidade, portanto é uma maneira de assegurar boas impressões.
A parte que resta depende apenas de você. E pra isso precisa ter em mente que bons filhos são também estudantes produtivos. E produtividade significa números. Ou seja, notas. Não importa que você tenha dificuldade em matemática, precisamos ignorar o fato de cada um ter uma capacidade de aprendizado diferenciada. Afinal de contas, todos serão tratados e avaliados da mesma maneira porque a sociedade espera que todos se tornem o mesmo tipo de pessoa produtiva e conformada com a própria situação. Onde eu quero chegar é que não vai importar pros seus pais se você está aprendendo pensamento crítico ou político na escola, porque isso não virar um número em um pedaço de papel. Não importa também se você sabe recitar poesia, se está escrevendo um livro ou se não quer ir pra faculdade porque quer ser um dançarino no circo. O indivíduo perfeito possui um curso superior de relevância. Não me venha com filosofia, música ou artes. Talento é sim um diferencial, mas apenas os que acrescentam a sua produtividade. Porque assim se tornará o melhor trabalhador. O capaz de ganhar mais dinheiro e ostentar uma vida melhor. Simples assim. Tendo isso em mente, faça algo pra se destacar porque você precisa se destacar. Vai perceber com o tempo que o segundo deus mais influente desse mundo é a atenção. Você precisa ter ela sempre ao seu favor. É uma aliada importante.
Case. De preferência com alguém do sexo oposto. É mais aceitável. Nenhum grupo religioso vai implicar com você. Nenhum "lado" da família vai falar sobre isso pelas suas costas. A menos que a pessoa esteja em uma classe social bem abaixo da sua. Daí não tem como fugir. "Mas o que essa pessoa pode acrescentar na sua vida, meu filho(a)?". Os números estão mais uma vez presentes, ainda que de maneira implícita. Então procure alguém ou nas mesmas condições de vida que você, ou em condições melhores. Não estou considerando sentimentos nessa explicação porque é muito comum atualmente eles não serem a prioridade de um relacionamento. Há muita coisa pra se preocupar antes disso, principalmente o status. O que as pessoas ao redor pensam também é muito relevante. Se você teve também a sorte de ter nascido atraente, estará alguns passos a frente nessa questão. E se não for o caso, não se desespere, o misericordioso dinheiro irá resolver os seus problemas. Mas se você não casar será malvisto depois de certa idade. Outra maneira de evitar isso é ter muitos "amigos". Muitos seguidores no Twitter. Milhares de amigos no Facebook. Centenas de curtidas nas suas fotos de perfil. Precisa sair todo final de semana pra mostrar que você tem dinheiro pra gastar. Algumas viagens e roupas de marca também interpretam bem esse papel.
Reflexões não tem valor. Ideais não tem valor. Não pode toca-los. Não pode erguê-los como um troféu. Não pode mudar o mundo com eles porque não existem mais revoluções. É isso o que seus pais dirão após assistir alguma reportagem completamente parcial enquanto esperam o horário da novela pra saber se a atriz A fez plástica ou que vestido a atriz B irá usar hoje. É uma realidade regida por tradições onde muitas vezes as pessoas nem sabem o motivo de estarem fazendo algo, mas não cogitam deixar de fazer porque nunca pararam pra se perguntar. Ideais revolucionários servem apenas pra manter vivas as lutas sociais que não vão te contemplar, porque você terá uma vida perfeita seguindo esse texto e não vai precisar de nada disso. Então não se junte com essa juventude marginal e rebelde que gosta de quebrar bancos, beijar pessoas do mesmo sexo e fumar maconha. Feminismo? Manifestações pedindo por educação, saúde e moradia? Isso não faz parte do seu mundo. Não é algo que vai interferir na sua vida. Por que você participaria? São más influências. Ninguém passa fome nesse país. Ninguém morre em filas de hospitais ou vai pro mundo do crime por falta de perspectiva de vida. Reclamam de boca cheia. Então tenha em mente de que tudo o que você precisa desejar politicamente é que a economia do país cresça em uma porcentagem maior com relação ao semestre passado. Como eu já deixei claro anteriormente, priorize os números porque números são resultados. E resultados são a única coisa que tem valor enquanto você também for apenas um número na planilha da sociedade.

Nenhum comentário:
Postar um comentário