segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Hesite.

Não procure pela verdade. Ela é como um labirinto escuro onde é impossível enxergar qualquer coisa a mais de trinta centímetros de distância e você só tem um fósforo. Um maldito palito de fósforo. E a maior parte do tempo você vai achar que tem que escolher com sabedoria a hora certa de usar, mas não tem. Não há sabedoria que te salve dos limitados momentos de lucidez. É uma mera questão de sorte. Quais segundos do seu percurso você vai tentar vislumbrar com um pouco de clareza? Eu concordo, está mais pra um jogo de azar. Ainda assim, tente fazer bom uso dos seus outros sentidos. Há muitas coisas belas e importantes que nunca poderão ser vistas ou tocadas. Hesite em ficar parado. Hesite em correr. Hesite em andar. Também não tente estabelecer um equilíbrio porque ele se tornaria apenas mais um incômodo. 

Hesite em continuar lendo esse texto. Equilíbrios são um saco. Nunca levam ninguém a lugar nenhum. Ou você é uma poça d'água ou você é um tsunami. Não se iluda achando que não é assim e também não lamente achando que isso é o fim do mundo. Ambos tem suas vantagens e desvantagens e você tem que aceitar e aprender a lidar com isso o mais rápido possível. O escuro não é tão ruim assim. Você pode encara-lo e fingir que há algo suportável sorrindo e esperando por você. Quem sabe não haja mesmo. É como imaginar figuras em nuvens ou formar desenhos ligando estrelas. Hesite em acender o fósforo, ou melhor, não o acenda. Não acho que ele existe pra ser usado. Eu diria que ele é um último recurso cuja maior utilidade é não deixar nossa motivação se esgotar. Não deixar a gente esquecer que ainda há algo que podemos fazer sobre essa situação.

A ideia de não ter mais o único fósforo deve ser mais assustadora e debilitante do que qualquer medo do escuro. Você está esperando enxergar algo que valha a pena quando acender ele e se isso não acontecer você vai perder o seu propósito. Não o acenda antes de ter uma certeza que transborde você. Que mova e transforme o mundo ao seu redor. Não se entregue e não desista de assumir o controle. Não hesite em ouvir. Não hesite em pensar. Não hesite em respirar. Não hesite em sentir. Feche os olhos como se não enxergar fosse uma opção sua e você vai estar pronto pra se arriscar. Então, o que você pode fazer pra tornar esse escuro mais suportável? É difícil, eu sei. Sendo você uma poça d'água ou um tsunami, faça algo difícil parecer fácil. Essas poucas coisas são as únicas pelas quais vale a pena arriscar o seu palito de fósforo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário