Destino. Não são todos que acreditam em sua existência. Tanto a definição quanto o valor dessa palavra parecem incertos pra muitas pessoas, e eu devo dizer que estou incluso nisso. Mas o que me chama atenção é que na maioria das vezes, pra não dizer todas, que se busca um signifcado aceitável acabamos caindo na ingênua ideia de um universo conspirando ao nosso favor. Isso porque nascemos preparados pra ter tudo o que desejamos mas não aprendemos a não ter ou a perder.
Não se trata de um mero posicionamento otimista com relação a própria vida. Basta olhar a sua volta, ouvir as histórias das pessoas, inclusive das pessoas que você não conheceu mas sabe que existiram. O mundo não é feito apenas de gente feliz. Pessoas bem sucedidas. Pessoas que encontraram o seu magnífico "Final Feliz". Há pessoas infelizes no mundo. Pessoas que não tem como mudar suas vidas por mais que acreditem que possam. Pessoas que erraram em suas escolhas e sabem que nenhum perdão é grande o suficiente pra permitir que elas escolham de novo. Eu sei que é difícil reconhecer.
É difícil reconhecer que não somos especiais. Que não há um final feliz esperando por todas as pessoas. Que não há garantias. É difícil porque faz parte de nós achar inconscientemente que tudo vai se resolver no final. Se todos fossem felizes e o universo conspirasse a favor de todo mundo, essas ideias não existiriam. É preciso "colocar" o infeliz e o feliz lado a lado pra reconhecer a existência da felicidade e ter a certeza de que é aí que você quer estar. Isso considerando um conceito de felicidade um tanto quanto romântico.
Exemplos pra fundamentar essa infelicidade são desnecessários, e seriam completamente clichê. Cada um sabe o que pensar quando ouve ou lê certas palavras. E se você imaginar uma realidade onde o universo conspira a favor de todas as pessoas e todos tem acesso a felicidade, acontece um colapso. Chega um momento em que a felicidade de várias pessoas é representada por um mesmo fator e com isso elas acabam se sobrepondo. E então, quem completa esse objetivo e dá o último passo em direção a felicidade? O destino e a realidade devem ter sua própria maneira de decidir.
A minha intenção não é diminuir a importância do esforço, da persistência, dos objetivos, sonhos ou da busca pelo que nos faz bem. Tudo que nós fazemos tem um retorno. Uma consequência. Ação e reação, ainda que não seja exatamente do jeito que gostaríamos. Mas também não adianta fazer de conta que tudo tem um propósito. Que todos os esforços são recompensados. Que todos os sorrisos são sinceros. Que as pessoas não erram. Que todas as desculpas são aceitas. Não adianta mesmo. Não temos controle sobre isso. Aliás, o que será que está realmente sob controle?

Nenhum comentário:
Postar um comentário